Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Informativo

Pesquise aqui
Início do conteúdo

É do IFRS - Câmpus Osório um dos 30 professores brasileiros selecionados para participar da edição de 2014 do curso Escola de Física do CERN ? sediado na Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN) em Genebra, na Suíça. Terrimar Pasqualetto embarca na próxima semana cheio de expectativas para o curso, que inicia com visitas às instalações do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), um laboratório associado ao CERN, onde se desenvolvem pesquisas sobre os constituintes básicos da matéria, as partículas elementares.

"O sentimento de participar de uma experiência como essa é indescritível. Principalmente por saber que em todo o estado do Rio Grande do Sul foram apenas dois professores selecionados. Meu objetivo é aprender muito, para quando retornar, promover atividades de multiplicação do conhecimento junto a escolas da região", contou.

A viagem começa na quarta-feira, dia 20 de agosto, quando os professores brasileiros embarcam para o LIP, em Portugal. Lá visitam laboratórios e participam de atividades de preparação para a Escola de Física do CERN, que se realizará de 24 a 29 de agosto, em Genebra, na Suíça. Além de aulas sobre tópicos de Física, ministrados no idioma dos participantes, os visitantes poderão ver de perto o maior acelerador de partículas do mundo "Large Hadron Collider" (LHC), em funcionamento no CERN desde 2009.

Os professores retornam ao Brasil em 30 de agosto. Mas não é necessário esperar essa data para ouvir as experiências vividas pelo grupo: na página da rede social Facebook criada pelo professor (facebook.com/profterrimar) é possível acompanhar as atividades.

A participação dos brasileiros é organizada pela Sociedade Brasileira de Física, conta com o apoio do LIP de Lisboa e é financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A seleção para participar da Escola de Física do Cern é feita através da inscrição dos candidatos (professores de Física do Ensino Médio das redes municipal, estadual, federal e particular de ensino) em edital específico. São avaliados elementos como: atividade docente em sala de aula de Ensino Médio; participação em projetos de formação de professores, como o Pibid; titulação; participação em eventos e envolvimento em projetos e/ou atividades de pesquisa ou extensão ligados ao ensino de Física; propostas de divulgação das atividades relativas à participação no curso, ao retornar; entre outros.

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300