Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Informativo

Pesquise aqui
Início do conteúdo

O Conselho Superior do IFRS (Consup) aprovou, no dia 22 de abril, as propostas pedagógicas para a criação de três cursos de mestrado profissional: os cursos de Educação em Ciências e de Informática na Educação, a serem sediados no Câmpus Porto Alegre; e o de Tecnologia e Engenharia de Materiais, para atender as regiões da Serra e Vale do Caí. As propostas serão encaminhadas para análise e aprovação junto à Capes, agência de fomento à pesquisa brasileira que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados do Brasil. Se aprovados pela Capes, os cursos devem ter início em 2015.

O mestrado profissional em Educação em Ciências é uma proposta que busca qualificar os profissionais que atuam na educação científica, especialmente os professores de Ciências da educação básica, do ensino superior ou do ensino não formal de ciências.

Já o mestrado profissional em Informática na Educação pretende qualificar profissionais para que as instituições de ensino possam ingressar nesse novo mundo do uso de novas tecnologias na educação com qualidade. Há necessidade de preparação de professores, gestores e profissionais da área de informática e/ou educação para o uso efetivo e crítico dessas tecnologias no cotidiano laboral.

Além dos mestrados, também foram aprovados pelo Consup cursos de pós-graduação lato sensu em parceria com o Grupo Hospitalar Conceição (GHC).

Estudo avalia demanda por mestrado na Serra e Vale do Caí

Para avaliar o interesse de pessoas e empresas das regiões da Serra Gaúcha e Vale do Caí no mestrado profissional em Tecnologia e Engenharia de Materiais, o IFRS está realizando um estudo de demanda. Até 30 de maio, é possível responder ao questionário, disponível na internet. O curso deverá ser ofertado pelos câmpus Caxias do Sul, Farroupilha e Feliz do IFRS.

A intenção é contribuir com a formação de profissionais capacitados para atender às exigências dos diferentes setores industriais, principalmente nos polos transformadores estabelecidos na Serra e Vale do Caí. As regiões destacam-se nos processos de fabricação de produtos cerâmicos, metálicos e poliméricos e os três câmpus envolvidos na proposta já oferecem cursos relacionados a pelo menos um destes três materiais.

Para a elaboração da proposta, foi formada uma comissão intercâmpus no IFRS, com a participação dos professores André Zimmer, Daniela Lupinacci Villanova, Edson Luiz Francisquetti, Marcelo Dal Bó, Juliano Cantarelli Toniolo e Rudinei Fiorio.

IFRS Registra 05/2014 - 29/4/2014

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300