Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Informativo

Pesquise aqui
Início do conteúdo
Flávia (centro) com bolsistas André e Yasmin

O trabalho de pesquisa "Utilização da casca do abacaxi para o aumento da ingestão de fibras através de produtos de panificação", do Câmpus Osório, ficou em segundo lugar na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada de 17 a 21 de março na Universidade de São Paulo. O projeto é coordenado pela professora de Panificação e Confeitaria, Flávia Santos Twardowski Pinto, e tem como bolsistas os alunos André de Lima Berzagui e Yasmin Ferrari. Eles receberam troféu e credencial para a Mostra Técnica de Projetos da Escola Arte de Educar e CEB (MTEP), que acontece no Maranhão de 25 a 27 de setembro.

Flávia também foi uma das dez finalistas do Prêmio Professor Destaque, entre um total de 440 orientadores e coorientadores de trabalhos. O vídeo produzido para concorrer a este reconhecimento apresenta os desafios enfrentados e os caminhos que proporcionaram o início da pesquisa no Câmpus Osório do IFRS, bem como os projetos que desenvolveu e que colocaram a instituição no cenário da pesquisa em nível nacional e internacional.

O projeto

Enquadrado na categoria Ciências Agrárias, subcategoria Ciência e Tecnologia de Alimentos, a pesquisa surgiu da constatação de que a população brasileira não ingere a quantidade diária de fibras recomendadas. "Segundo dados do IBGE, apenas 68% das fibras que deveriam ser consumidas estão presentes na dieta dos brasileiros. Nosso trabalho focou na possibilidade de utilizar a casca do abacaxi - que é rejeitada pela indústria e possui elevados teores de açúcares e fibras, além de vitaminas e minerais - na forma de farinha como fonte de suplementação das fibras em produtos de panificação", explica a professora Flávia.

O trabalho é realizado em parceria com a Ufrgs, com apoio da professora Simone Hickmann Flôres e da doutoranda Tainara Crizel.

Reconhecimentos em outros eventos

O trabalho foi apresentado e premiado em outubro de 2013 na 28ª edição da Mostratec - maior feira de ciência e tecnologia da América do Sul, sediada em Novo Hamburgo/RS. Além de conquistar o 3° lugar na área Bioquímica e Química, o grupo ganhou o Prêmio Univates de Tecnologia em Alimentos, que concedeu bolsas de estudo integrais para o curso de Engenharia de Alimentos ou Química Industrial na referida universidade.

IFRS Registra 04/2014 - 7/4/2014

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300