Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Informativo

Pesquise aqui
Início do conteúdo
Reunião com comitiva do Niagara College na Reitoria do IFRS

Com o objetivo de avaliar os impactos do Programa Nacional Mulheres Mil, uma comitiva de pesquisadores do Niagara College, do Canadá, esteve no Estado na semana de 17 a 22 de março. O grupo participa de um projeto de pesquisa binacional (Canadá/Brasil) coordenado pelo IFRS e promovido pelo MEC.

Os canadenses tiveram reunião na Reitoria e deslocaram-se por câmpus do IFRS e do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), para ouvir relatos de experiência e participar de atividades ligadas ao projeto, denominado "Avaliação de impacto do Programa Nacional Mulheres Mil".

Por meio desta pesquisa, serão realizadas entrevistas e aplicados questionários com 7.800 egressas do Mulheres Mil, com docentes e gestores dos 38 institutos federais do Brasil. Entre os objetivos está investigar o impacto social, profissional e educacional da iniciativa, verificar a inclusão das egressas no mundo de trabalho e sua relação com a independência financeira e o empoderamento, bem como o impacto da elevação da escolaridade materna na melhoria dos índices de escolaridade domiciliar.

"Esta é uma pesquisa aplicada e seu produto será a construção de um instrumento de avaliação que poderá ser utilizado pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliação sistemática do Programa Mulheres Mil", explica Clarice Monteiro Escott, pró-reitora adjunta de Pesquisa e Inovação do IFRS. Os resultados serão publicados em um livro interinstitucional, com divulgação internacional, em artigos e também apresentados em eventos científicos.

Também estão envolvidos no projeto os institutos federais do Espírito Santo, Mato Grosso, Sergipe e Santa Catarina, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

IFRS Registra 03/2014 - 26/03/2014

Galeria

Reunião com comitiva do Niagara College na Reitoria do IFRS Reunião em câmpus do IFSC, em Araranguá Reunião em câmpus do IFSC, em Araranguá
Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300