Com o objetivo de avaliar os impactos do Programa Nacional Mulheres Mil, uma comitiva de pesquisadores do Niagara College, do Canadá, esteve no Estado na semana de 17 a 22 de março. O grupo participa de um projeto de pesquisa binacional (Canadá/Brasil) coordenado pelo IFRS e promovido pelo MEC.
Os canadenses tiveram reunião na Reitoria e deslocaram-se por câmpus do IFRS e do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), para ouvir relatos de experiência e participar de atividades ligadas ao projeto, denominado "Avaliação de impacto do Programa Nacional Mulheres Mil".
Por meio desta pesquisa, serão realizadas entrevistas e aplicados questionários com 7.800 egressas do Mulheres Mil, com docentes e gestores dos 38 institutos federais do Brasil. Entre os objetivos está investigar o impacto social, profissional e educacional da iniciativa, verificar a inclusão das egressas no mundo de trabalho e sua relação com a independência financeira e o empoderamento, bem como o impacto da elevação da escolaridade materna na melhoria dos índices de escolaridade domiciliar.
"Esta é uma pesquisa aplicada e seu produto será a construção de um instrumento de avaliação que poderá ser utilizado pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliação sistemática do Programa Mulheres Mil", explica Clarice Monteiro Escott, pró-reitora adjunta de Pesquisa e Inovação do IFRS. Os resultados serão publicados em um livro interinstitucional, com divulgação internacional, em artigos e também apresentados em eventos científicos.
Também estão envolvidos no projeto os institutos federais do Espírito Santo, Mato Grosso, Sergipe e Santa Catarina, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
IFRS Registra 03/2014 - 26/03/2014
E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300