Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Informativo

Pesquise aqui
Início do conteúdo

O trabalho "Informação Ambiental através da Internet das Coisas e Redes Sociais das Coisas", do docente André Peres, do Câmpus Porto Alegre, ficou em primeiro lugar na seleção para representar o IFRS no Fórum Internacional sobre a Água (edital Proex 001/2014). O evento ocorrerá de 26 a 30 de maio de 2014, na instituição de ensino Cegep Sherbrooke, no Canadá.

O trabalho dá continuidade ao projeto de pesquisa "Implementação de uma rede de sensores sem fios para monitoramento da qualidade da água". Para isso, propõe a construção de um mecanismo de divulgação dos dados obtidos utilizando redes sociais. Pretende-se divulgar, em redes sociais, dados da qualidade da água do Arroio Dilúvio (Porto Alegre).

A internet das coisas, ou IoT (Internet Of Things), caracteriza-se pela troca de informações entre dois dispositivos sem a intervenção humana, utilizando a internet. Cria-se uma rede de troca de informações das mais diferentes "coisas". Para que um elemento realize esta ação precisa estar conectado à internet e possuir um sensor e/ou atuador. Uma rede social das coisas é integrada à rede social, porém cada usuário possui seus contatos humanos e, em uma área privativa, seus contatos com "coisas".

A proposta é realizada em parceria com a instituição canadense Cepeg e, por isso, conforme critérios do edital, dispensou o sorteio para se classificar em primeiro lugar na seleção para o Fórum.

Os estudantes selecionados para participar do evento são João Pedro Flach da Silva, Lorete Terezinha Sauthier e Juliano José Piccoli. Já as outras duas propostas homologadas no edital entraram no sorteio para a suplência, ficando como primeira suplente a proposta "Nudec - Núcleo de Defesa Civil na Escola", de Elizabethe Terezinha Pitt Giacomazzi (Câmpus Bento Gonçalves); e como segunda a "Análise das condições ideais de operação de um biorreator aeróbio para tratamento de dejetos suínos", de Vanderlei Rodrigo Bettiol, do Câmpus Sertão.

IFRS Registra 01/2014 - janeiro e fevereiro

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300