Você está em: Página Inicial > Desenvolvimento Institucional > Logística Sustentável
O plano de gestão de logística sustentável 2013/2016 do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) está sistematizado através de uma metodologia de planejamento que atende às realidades pontuais de cada Câmpus, no seu contexto regional e de cada Pró-reitoria e diretoria sistêmica, no seu aspecto abrangente.
O plano de gestão de logística sustentável foi elaborado de acordo com as normas estabelecidas pela Instrução Normativa nº 10, de 12 de novembro de 2012, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) e segue as sugestões de boas práticas de sustentabilidade e de racionalização de materiais propostas por este documento.
Coletânea Desafio da Sustentabilidade
O Excelentíssimo Senhor Ministro da Educação Renato Janine Ribeiro lançou a Coletânea Desafio da Sustentabilidade, que foi resultado de uma consulta pública ocorrida entre os meses de novembro de 2014 a fevereiro de 2015. Foram reunidas mais de 18 mil ideias referentes à busca de soluções para a redução dos gastos com água e energia elétrica nas instituições federais de ensino. As ideias foram selecionadas e analisadas por uma equipe de especialistas nas áreas hídrica e energética, que verificou a viabilidade e o custo das ideias com base em critérios técnicos.
Assim, tendo em vista a necessidade de normatização dos termos da Coletânea foi editada a PORTARIA Nº 370, DE 16 DE ABRIL DE 2015 que dispõe que todos os órgão e entidades ligados ao Ministério da Educação devem integrar esforços visando à prática de ações destinadas à melhoria da utilização racional dos recursos públicos, delineando objetivos a serem alcançados.
A Coletânea pretende auxiliar gestores e usuários das instituições públicas de ensino, sem prejuízo dos demais setores da sociedade, a adotarem boas práticas para redução do consumo de água e energia elétrica em seus ambientes institucionais.
E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300