Um grupo de 32 estudantes e 18 servidores de diferentes campi representou o IFRS no 34º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs), de 3 a 5 de agosto de 2016, em Camboriú, Santa Catarina. Foram 16 apresentações orais, um minicurso, uma oficina e uma apresentação cultural, além de um estande.
De acordo com a diretora de Extensão do IFRS, Josiane Krebs, foram momentos de troca de conhecimentos, integração e fortalecimento da identidade institucional nas equipes dos diferentes campi.
Participação do IFRS no 34º Seurs
>> Confira detalhes de destaques da participação do IFRS:
Oficina musical para crianças
No dia 4 de agosto de 2016, os estudantes Pedro Cassel e Bárbara Borges, do curso Técnico em Instrumento Musical do Campus Porto Alegre, ministraram a oficina de "Ritmos e Percussão Corporal" para alunos de 4 a 9 anos de idade da Escola de Campo Prof. Hercílio Zimmermann. Pedro e Bárbara são bolsistas no Projeto Prelúdio, programa de extensão que oferece cursos de instrumento musical e prática em grupos musicais - orquestras, coros e conjuntos - para cerca de 260 crianças e jovens de Porto Alegre e Região Metropolitana.
Orientados pelo professor Iuri Correa Soares, eles realizaram atividades de exploração e criação sonora com as crianças, utilizando os sons do corpo como instrumento musical. Os jogos e brincadeiras rítmico-corporais alegraram e despertaram a atenção dos participantes para os diferentes tipos de som que podem ser produzidos por esse instrumento que todos têm: o corpo.
A oficina encerrou com uma roda cantada, na qual todos - crianças, bolsistas e professor orientador - compartilharam a prática do canto em conjunto.
Apresentação Som da Liberdade
A apresentação cultural levada pelo IFRS ao evento foi o espetáculo musical Som da Liberdade, vinculado ao Programa de Música do Campus Osório e relacionado ao tema central do evento, que foi "Cidadania, democracia e direitos sociais". Com o sucesso da primeira apresentação, no dia 4 de agosto, o grupo recebeu o convite para repetir o show para os alunos do Instituto Federal Catarinense (IFC) no dia seguinte.
Compuseram o espetáculo músicas representativas de movimentos sociais ocorridos no Brasil e Estados Unidos, canções que pontuaram lutas pela liberdade, democracia e pela paz (Another brick in the wall; Pra não dizer que não falei das flores; Cálice; Coração de estudante; Imagine; O tempo não para; A minha alma e Que país é esse). As músicas foram arranjadas pelos participantes do Grupo Instrumental.
A coordenação e direção do espetáculo foi dos servidores Bruno Acosta e Agnes Schmeling. A finalização da montagem do espetáculo foi baseada na adaptação dos textos do espetáculo de Millôr Fernandes e Flávio Rangel (1965) - Liberdade, liberdade.
E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300