Estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFRS poderão participar da pré-seleção para uma vaga no Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). As inscrições terão início nesta terça-feira, 16 de agosto de 2016, e vão até o dia 5 de setembro. Os interessados precisam elaborar um projeto autoral de protagonismo juvenil e encaminhá-lo à Assessoria de Assuntos Internacionais do Instituto juntamente com os demais documentos solicitados. As informações completas estão disponíveis no edital conjunto nº 01/2016, acompanhado de formulários e de um caderno de orientações para a elaboração do projeto.
O processo seletivo para o PJM tem duas etapas: a pré-seleção, realizada nos três institutos federais do Estado (IFRS, IFSul e IFFar); e a seleção final, quando o estudante selecionado para representar os três institutos participará de processo eleitoral democrático, conduzido pelo MEC.
O Parlamento Juvenil do MERCOSUL (PJM) busca promover o protagonismo juvenil, contribuindo para a integração regional dos jovens parlamentares que, após discussões conjuntas, acordam e recomendam a adoção de políticas educativas que promovam uma cidadania regional e uma cultura de paz e respeito à democracia, aos direitos humanos e ao meio ambiente.
O estudante eleito para representar sua Unidade da Federação e o Brasil no PJM tem mandato de dois anos. É necessário ter disponibilidade e autorização dos pais para realizar viagens nacionais e internacionais, todas acompanhadas pelo Ministério da Educação (MEC).
E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300