17/11/2015
A apresentação de pôsteres fez parte das atividades do Sict, Semex e Semept na manhã de terça-feira, 17 de novembro. Os temas versaram sobre ciências agrárias, informática, engenharias e ciências humanas. Os estudantes tiveram horários definidos para realizarem suas apresentações aos avaliadores da instituição.
Nas apresentações orais do Semex foi possível ver a interação entre o IFRS e a comunidade externa, como no projeto LeiturAção, promovido pelo Campus Ibirubá e coordenado pela professora Ana Dionéia Wouters. O projeto promove o encontro da comunidade da região com o mundo da leitura, realizando rodas de leitura e debates. A coordenadora destaca que pretendem ampliar no próximo ano, colocando no centro da cidade uma geladeira transformada em biblioteca, a "gelateca", na qual será possível doar e retirar livros, algo semelhante ao que já é feito no campus.
No Semept, o aluno de Sistemas de Informação do Campus Canoas Leonardo de Souza apresentou seu trabalho de conclusão do ensino técnico, o "Flash, Sistema de Socorro Médico Informatizado". No sistema, a pessoa realiza um cadastro com as condições de saúde que costuma apresentar, a necessidade de atendimento especializado e o contato de pessoas próximas. Caso haja algum problema, a pessoa aciona o sistema apenas tocando em um botão no smartphone, que avisa as pessoas próximas cadastradas. Leonardo deseja que seu projeto seja útil para a comunidade, de forma pública ou privada, pois seu objetivo é ajudar o próximo.
Já no Sict, a viticultura e enologia foram temas presentes. O aluno Vagner March, do Campus Bento Gonçalves, realizou um trabalho em parceria com a Embrapa: o estudo do balanço hídrico de vinhedos na região da campanha gaúcha relacionado à qualidade sensorial dos vinhos. Já é a quarta safra avaliada e tem conseguido bons resultados principalmente com relação ao manejo hídrico dos vinhedos. A aluna do Campus Porto Alegre, Samanta Monteiro, abordou a economia vitivinícola da serra gaúcha através de dados estatísticos, abrangendo um panorama de mudanças recentes na área, tendo em vista a região ser responsável 90% do vinho produzido no Brasil.
Vários outros trabalhos foram apresentados durante a manhã e tarde, demonstrando o sucesso dos três eventos.
E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300