Servidores da Reitoria do IFRS uniram-se para reforçar o cadastro de doadores de medula óssea. Nesta sexta-feira, 6 de novembro de 2015, um grupo de 18 pessoas foi até o Hemocentro de Caxias do Sul para participar da coleta de sangue, que os incluirá no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). A atividade contou com a organização da Seção de Atenção ao Servidor (SatS), Comunicação, Pró-Reitorias de Extensão e de Ensino.
"Já sou doadora de órgãos, portanto a doação de medula óssea é um ato contínuo para mim. Fazer o cadastro é um processo simples e rápido", declara a servidora Silvia Schiedeck, que participou da ação.
A campanha se originou com a sugestão dos servidores Ivair Nilton Pigozzo e Gina Mikowaiski Valent. Eles souberam do caso de um menino da cidade de Farroupilha que está em busca de uma medula óssea compatível, com urgência em recebê-la, e compartilharam a ideia com os colegas. "Já vinha pensando em como fazer a diferença. A vida é tão rotineira, a gente acorda, vai ao trabalho, almoça, volta para casa. Tem que ter algo a mais", conta Ivair, completando: "Posso ser compatível com alguém e salvar uma vida. Quem não gostaria de ser o salvador de uma outra vida?".
Para ser um doador
Com cerca de 3,7 milhões de doadores cadastrados, o Redome é o terceiro maior banco de doadores de medula óssea do mundo. A função é cadastrar pessoas dispostas a doar. Quando um paciente necessita de transplante e não possui um doador na família, o cadastro é consultado. O registro está sob a coordenação do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), do Ministério da Saúde
Para ser um doador de medula óssea é necessário ter entre 18 e 55 aos de idade e estar em bom estado geral de saúde (não ter doença infecciosa ou incapacitante). O transplante de medula óssea pode beneficiar o tratamento de cerca de 80 doenças em diferentes estágios e faixas etárias. A chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de uma em 100 mil.
Para quem já está cadastrado é importante que seus dados estejam sempre atualizados no Redome, o que aumenta a probabilidade de êxito na localização de um doador compatível.
Mais informações no site http://redome.inca.gov.br
E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300