Com um desfile das equipes participantes e em clima de torcida e entusiasmo, foram abertos nesta quinta-feira, 27 de agosto de 2015, os 2º Jogos do IFRS, na Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo. A solenidade ocorreu durante a noite e foi um momento em que se destacaram os agradecimentos aos servidores e estudantes envolvidos para tornar os jogos uma realidade.
"Para vocês estarem vivendo este momento, muitas pessoas se dedicaram a pensar e executar inúmeras tarefas. Por isso, valorizem as oportunidades que o IFRS lhes dá, não só de formação profissional, mas de formação humana e cidadã", frisou a pró-reitora de Extensão, Viviane Silva Ramos. "Nosso desejo é que nestes três dias vocês possam viver intensamente as atividades esportivas, recreativas e culturais e que elas possam transcender a competição para promoverem o mais sublime dos objetivos pensados para estes jogos: a integração. Em todos os momentos da vida, mais importante do que vencer é ter a oportunidade de participar."
Representando a reitora Cláudia Schiedeck Soares de Souza, o pró-reitor de Ensino, Amilton de Moura Figueiredo, salientou que realizar os jogos é um sonho da instituição, concretizado graças ao apoio de todos. "Trabalharemos para que os jogos façam parte da cultura e da identidade de nossa instituição", disse, complementando: "Atividades como essas reforçam o caráter de inteiro, de unidade do IFRS".
Conduzidos pelo aluno Guilherme Arthur Nienov, do Campus Feliz, os estudantes fizeram o juramento do atleta, comprometendo-se com o repeito aos adversários, colegas e organização do evento e com o cumprimento das regras da competição.
Outra fala na abertura foi da coordenadora de extensão e professora de Educação Física do Campus Caxias do Sul, Daiane Toigo Trentin, representando a comissão organizadora dos Jogos. Daiane lembrou do comprometimento dos servidores acompanhantes das delegações, os quais, desde antes do evento, precisam reunir-se com os pais, buscar autorizações e assumir a responsabilidade pelos grupos de alunos. Daiane frisou ainda que os jogos são o momento de coroação das atividades esportivas do IFRS, mas a base de tudo são as aulas de educação física nos campi, que merecem ser valorizadas e estimuladas.
Os 2º Jogos do IFRS
A solenidade de abertura ocorreu na noite do dia 27, mas as atividades esportivas já estavam ocorrendo desde a manhã e vão até sábado, dia 29. São quase 400 estudantes atletas que participam do evento, em atividades competitivas e de integração nas modalidades: futsal, voleibol, handebol, xadrez, tênis de mesa e vôlei de praia; categorias masculino e feminino. Participam 12 campi: Bento Gonçalves, Canoas, Caxias, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Restinga, Rio Grande, Sertão e Vacaria.
Entre os objetivos está incentivar a prática de esportes e a busca por uma melhor qualidade de vida nos estudantes do IFRS. Os jogos também definirão as equipes que representarão a instituição nas etapas regional e nacional dos Jogos dos Institutos Federais. A etapa regional ocorrerá em outubro na Sociedade Ginástica, em Novo Hamburgo. A nacional será de 12 a 15 de novembro em Goiânia.
Durante os três dias ocorrem oficinas de integração, ministradas por alunos do curso Tecnologia em Gestão Desportiva e de Lazer, do Campus Restinga. Entre os temas abordados estão jogos tradicionais, cooperativos, circenses, de adivinhação, escolares e de cartas; gincana recreativa e de perguntas; literatura cordel; práticas de dança e teatrais.
E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300