Na tarde da última sexta-feira, 17 de julho de 2015, servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) participaram de uma capacitação referente à primeira etapa do Educacenso 2015. O encontro ocorreu na 16ª Coordenadoria de Educação (CRE), em Bento Gonçalves, tendo como público os profissionais que atuam diretamente no sistema, na Reitoria e nos câmpus. A instrutora foi a professora Sandra Mara Tomasini Josende, responsável pelo Educacenso na 16ª CRE.
A Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodi), através da Procuradoria Institucional, responsável por gerenciar todo o processo de coleta das informações do Censo, organizou a capacitação e participou juntamente com os auxiliares institucionais dos Câmpus Alvorada, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Restinga e Viamão.
Sobre o Censo
O Censo Escolar é um levantamento de dados estatísticos educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos e coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). É feito com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. Trata-se do principal instrumento de coleta de informações da educação básica, que abrange diferentes etapas e modalidades. O Censo Escolar coleta dados sobre estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, profissionais escolares em sala de aula, movimento e rendimento escolar.
Essas informações são utilizadas para traçar um panorama nacional da educação básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação, incluindo os de transferência de recursos públicos como alimentação e transporte escolar, distribuição de livros, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto na Escola e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Além disso, os resultados obtidos no Censo Escolar sobre o rendimento (aprovação e reprovação) e movimento (abandono, transferência, falecimento) escolar dos alunos do ensino fundamental e médio, juntamente com outras avaliações do Inep (Saeb e Prova Brasil), são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador que serve de referência para as metas do Plano Nacional da Educação (PNE), do Ministério da Educação.
E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300