"Espero que vocês estejam em casa, porque eu me sinto em casa", foi com essa frase que Lívio Amaral, diretor de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), começou a conversa que teve na manhã de sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015, com os gestores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Recebido no Câmpus Bento Gonçalves pelo Pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação, Julio Xandro Heck; sua adjunta Clarice Monteiro Escott e pelo Diretor-geral, Luciano Manfroi, Lívio pôde conhecer as propostas de cursos de mestrado que a instituição deve encaminhar em 2015, bem como a estrutura do IFRS, número e localização de câmpus, cursos ofertados e dados gerais da organização do Instituto.
Na ocasião, o diretor de avaliação apresentou dados do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), como o grau de instrução da população brasileira, falou sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), apresentou a evolução da execução orçamentária que de 2004 a 2013 teve um crescimento de mais de 1.100% e falou sobre avanços na educação do país. Na oportunidade o visitante também conheceu as dependências do câmpus.
No período da tarde, o grupo formado também pelos professores Marcus Almança do IFRS; Vitor Manfroi, da Ufrgs; Marcos Gabardo, da Unipampa e César Rombaldi, da Ufpel, instituições parceiras do IFRS em propostas que serão submetidas este ano, estiveram reunidos com representantes do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e da Associação Brasileira de Enólogos (ABE), além de representantes de vinícolas.
E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300