Foram dois dias destinados a qualificação, troca de experiências e discussões sobre a extensão no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). O 1º curso de capacitação para extensionistas do IFRS reuniu em torno de cem servidores dos câmpus e da Reitoria que atuam na área. O evento ocorreu nos dias 3 e 4 de novembro de 2014, em Bento Gonçalves, no Dall'Onder Grande Hotel.
A pró-reitora de extensão, Viviane Silva Ramos, salientou que é preciso avançar, mas também "dar passos para trás", para ver se o IFRS está no caminho certo e garantir que a extensão esteja adequada à missão institucional. "Precisamos do diálogo com a comunidade e de espaços como este, que promovem a comunhão de saberes e buscam o aprimoramento."
Na abertura, o pró-reitor de Ensino, Amilton de Moura Figueiredo, que representou a reitora Cláudia Schiedeck Soares de Souza, lembrou que a educação e o conhecimento têm a missão de transformar a realidade social, visando uma sociedade mais justa e fraterna, e o papel dos extensionistas é fundamental para a inclusão social. "Construir a extensão na perspectiva da inclusão e da difusão dos conhecimentos é um desafio permanente", destacou.
O curso teve oficinas sobre "Elaboração de programas e projetos de extensão" e as palestras:
A Extensão como política para o desenvolvimento local e regional
E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300