O Câmpus Viamão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) realizou a primeira formatura do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego do Campo (Pronatec Campo) em um assentamento da reforma agrária do país. No sábado, 13 de setembro de 2014, 34 agricultores do assentamento Filhos de Sepé, de Viamão, formaram-se no curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) Agricultor Familiar. O evento teve a presença do ministro interino do Desenvolvimento Agrário (MDA), Laudemir Müller.
O curso resultou da pactuação entre o IFRS, o MDA, a Prefeitura Municipal de Viamão e a Cooperativa dos Produtores Orgânicos da Reforma Agrária de Viamão (Coperav), da qual os alunos fazem parte. Com início no dia 10 de março de 2014 e carga horária de 200 horas, as necessidades dos agricultores foram abordadas em disciplinas como projeto integrador, noções básicas dos processos agroindustriais, gestão e empreendedorismo na propriedade rural, produção vegetal, produção animal e orientação profissional e cidadã.
Aperfeiçoamento para o dia a dia
A formatura ocorreu no mesmo dia do aniversário de cinco anos da Coperav. Teve também exposição de produtos agrícolas e panifícios, além de apresentação do grupo de capoeira Camboatá. A oradora da turma, Ana Heloísa Dorneles, agradeceu, em nome dos formandos, aos professores e coordenadores do IFRS. "O curso trouxe a todos uma oportunidade de aperfeiçoamento para realizarmos os trabalhos cotidianos", afirmou.
A cerimônia foi encerrada com uma apresentação artística dos formandos. Liderados pela aluna Julieta Zang, que tocou sanfona, todos cantaram a música composta em homenagem ao curso de agricultor familiar, intitulada "Pronatec". Na letra, eles agradecem a oportunidade de estudar, agradecem aos professores pela dedicação e terminam com a frase. "Nós, alunos formados, com o diploma na mão, continuaremos plantando a semente da educação."
Câmpus Viamão
O diretor-geral do Câmpus Viamão, Alexandre Vidor, enfatizou que os Institutos Federais foram idealizados e criados para formar e desenvolver os estudantes na suas regiões. "As pessoas não precisam procurar as capitais para que possam ter um ensino de qualidade." Em relação a isso, o diretor informou sobre a oferta dos quatro primeiros cursos técnicos do Câmpus Viamão, com início no primeiro semestre de 2015: administração, meio ambiente, cooperativismo e serviços públicos.
Também estiveram presentes na formatura o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do RS (SDR/RS), Elton Scapini; o vice-prefeito do município de Viamão, André Pacheco; o coordenador da Coperav, Huli Zang; o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no RS, Marcos Regelin; o superintendente regional do Incra do RS, Roberto Ramos; e a paraninfa da turma, professora Elisângela Ribas, entre outras autoridades.
Informações e fotos: Alessandra Nevado
E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300