Um espaço para refletir sobre pesquisa, tecnologia e inovação, interagir com integrantes de outros câmpus e se qualificar, o 2º Curso de Capacitação de Pesquisadores do IFRS teve início nesta terça-feira, 10 de junho, e se encerra nesta quarta-feira, dia 11. Aproximadamente cem diretores e coordenadores de pesquisa e inovação, líderes de grupos de pesquisa e pesquisadores da instituição estão reunidos em Bento Gonçalves, no Dall'Onder Grande Hotel.
Durante a abertura do evento, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Júlio Xandro Heck, lembrou dos avanços ocorridos desde o primeiro curso, realizado em 2013, em questões na época consideradas como pendentes na área: revisão de normas e regulamentos da pesquisa, implementação do Programa de Fomento à Apresentação de trabalhos em eventos, regulamentação para o voluntariado nos projetos de pesquisa, entre outras. Citou questões que são objeto de esforços, como a regulamentação da atuação de uma fundação de apoio do IFRS e a reestruturação do Núcleo de Inovação Tecnológica.
O pró-reitor ainda apontou o que considera como quatro grandes desafios institucionais: a consolidação da pesquisa, da inovação e do desenvolvimento tecnológico como práticas cotidianas no IFRS; a consolidação da pós-graduação; o trabalho em redes de cooperação de pesquisa e pós-graduação entre os câmpus; e a abertura "das portas" da instituição para a execução de projetos de interesse da sociedade.
A pró-reitora de Extensão, Viviane Silva Ramos, representando a reitora Cláudia Schiedeck Soares de Souza, ressaltou o crescimento quantitativo do IFRS e destacou que a qualificação dos servidores assume importância sem igual em uma instituição. Viviane também destacou: "O desenvolvimento de uma nação necessita, inegavelmente, de pesquisadores comprometidos com a pesquisa científica e tecnológica, motivados para a geração de novas tecnologias/produtos, otimização de processos, aperfeiçoamento de técnicas e métodos e geração de pesquisas aplicadas".
Palestras e workshops
O primeiro dia do curso teve palestras do pró-reitor Júlio sobre "A pesquisa nos Institutos Federais - Os indicadores do IFRS" e da professora Denise Balarine Cavalheiro Leite, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), sobre "Grupos de Pesquisa e Redes de Colaboração", tema de pesquisa da qual participa e assunto do livro "Conhecimento, avaliação e redes de colaboração - Produção e produtividade na universidade", do qual é uma das organizadoras. O estudo de Denise busca entender como ocorre a interação entre pesquisadores, pesquisadores e orientandos e pesquisadores e colegas. "A atividade em rede tem sido impulsionadora da produção de conhecimento", concluiu. Para Denise, "não existe ciência em laboratório fechado e uma forma de favorecer a aprendizagem é através de redes de cooperação que se criam dentro e fora das redes de pesquisa".
Nesta quarta-feira, ocorre palestra sobre "O Programa de Estágio em Pesquisa Aplicada e Educação Profissional nos Colleges Canadenses", com o professor Evandro Manara Miletto, e workshops dos grupos de pesquisa do IFRS. O curso tem promoção da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Popi), do Comitê de Pesquisa e Inovação (Copi) e da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) do Instituto.
E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300