Graças à iniciativa de estudantes brasileiros do Programa Ciência sem Fronteiras, incluindo uma aluna do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), um pouco de música e cultura do Brasil foram apresentados no Palazzo del Bo, em Pádua, na Itália. O concerto Música sem Fronteiras foi realizado no dia 28 de maio de 2014, às 21h (horário local), e transmitido ao vivo pela Rádio Bue (rádio da Universidade de Pádua).
O grupo musical "Feijão com Arroz", formado por sete brasileiros, um ítalo-brasileiro e um venezuelano cantou, tocou clássicos da música brasileira: bossa nova, samba, samba-rock, pop-rock, balada, soul e MPB. Carolina Borba da Silva, estudante de Licenciatura em Ciências da Natureza do IFRS, é integrante da banda.
"Foi um privilégio participar do evento, principalmente por entender o que ele representou: pela primeira vez as portas do Palazzo del Bo foram abertas para um concerto de música brasileira, e feito por estudantes. Fico muito honrada de ter representado nosso país e mostrado um pouco de nossa cultura, que é tão rica, através da música. Agradeço à Universidade de Pádua por ter acolhido essa ideia, ao Ciência sem Fronteiras por estar aqui vivendo e aprendendo tanto e também ao IFRS por todas as oportunidades de crescimento", declara.
O Palazzo del Bo é um prédio histórico, sede da Universidade de Pádua, que teve professores conhecidos mundialmente, como Galileu Galilei. Também se apresentou no Música sem Fronteiras, tocando jazz, o grupo Concentus Musicus Patavinus, formado por estudantes, ex-alunos, funcionários e professores da Universidade de Pádua.
O áudio de toda a programação está disponível no site da Rádio Bue.
Músicas Brasileiras apresentadas: País Tropical, Asa Branca, Águas de Março, Pra não dizer que não falei de flores, Aquele Abraço, Garota de Ipanema, Aquarela, Não quero dinheiro (Tim Maia), Lágrimas e Chuva, O que é o que é.
Estudantes do Programa Ciências que participaram: Carolina Borba da Silva (Licenciatura em Ciências da Natureza, IFRS); Thales de Moraes (Licenciatura em Física, Universidade de São Paulo); Dayvid Viéga (Engenharia de Produção da Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro).
E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300