Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Equipes demonstram integração e superação nos Jogos do IFRS

Jogos do IFRS - segundo dia

Integração, superação, entusiasmo... são palavras que demonstram um pouco do espírito das equipes de estudantes e professores que participam dos Jogos do IFRS. Delegações de 11 câmpus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul deslocaram-se até o ginásio de esportes da UCS em Bento Gonçalves para participar desta primeira edição do evento, na quinta e sexta-feira, 29 e 30 de maio. O frio, quilômetros na estrada e a correria para organizar tudo a tempo foram desafios que não diminuíram a animação das equipes.

"Estamos conhecendo estudantes de outros câmpus e podendo trocar muitas ideias. Durante os jogos, existe a competição, mas ao final o pessoal se cumprimenta e depois está rindo, conversando e treinando juntos", conta o grupo de estudantes do Câmpus Restinga Luan Tavares, João Paulo Fagundes, Nicolas Gomes e Douglas Nunes, um complementando a fala do outro. Apesar de nunca terem treinado juntos, eles formaram equipes para participar e já fazem planos para o próximo ano: "Queremos ter um time mais competitivo, vamos reformular os uniformes e planejar treinamentos".

"Esta troca com os outros grupos é importante porque aprendemos e nos inspiramos naqueles que se saem melhor. Além disso, é uma forma divertida de praticar exercícios físicos, o que faz bem para a saúde", resume a estudante Laís Maurer, do Câmpus Feliz. Ela conta que o Ginásio Municipal de Feliz é usado para as aulas de educação física e que os estudantes não conseguiram treinar muito antes.

União que fortalece

Os professores também destacam a integração proporcionada pelos Jogos do IFRS. "Essa integração fortalece o IFRS como instituição e permite uma troca de experiências", aponta Daiane Toigo Trentin, professora de Educação Física do Câmpus Ibirubá.

A professora de Educação Física do Câmpus Sertão, Leila Iabel, conta que seus alunos são bastante envolvidos com esporte e disputam torneios nas comunidades próximas. Sertão e outros câmpus do IFRS também faziam seletivas para participar dos Jogos dos Institutos Federais em anos anteriores, mas esta é a primeira vez que ocorre uma competição organizada pela Reitoria, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, com este objetivo. "Dessa forma, nos dá um respaldo maior e o evento ainda pode melhorar bastante para os próximos anos" observa Leila, completando: "Quando os alunos participam de um projeto esportivo ou de qualquer outro, vestem a camisa da instituição, passam a valorizar mais a instituição em que estudam".

Premiação

Os Jogos do IFRS contam com a participação de 439 estudantes, inscritos para as modalidades: futsal, handebol, voleibol, tênis de mesa e xadrez, todas com times masculino e feminino. Esta é a primeira edição do evento, organizado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

A entrega dos troféus para os primeiros colocados ocorrerá no final da tarde desta sexta-feira, 30 de maio. Essas equipes representarão o IFRS nos jogos regionais dos Institutos Federais, que serão realizados em julho, em Santa Maria, envolvendo os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Destes, sairão os selecionados para a etapa nacional, prevista para setembro, em Natal (Rio Grande do Norte).

 

Texto: Carine Simas

Fotos: Jéssica Garate

Galeria

Jogos do IFRS - segundo dia Jogos do IFRS - segundo dia Jogos do IFRS - segundo dia Jogos do IFRS - segundo dia Jogos do IFRS - segundo dia Jogos do IFRS - segundo dia Jogos do IFRS - segundo dia Jogos do IFRS - segundo dia Jogos do IFRS - segundo dia Jogos do IFRS - segundo dia Jogos do IFRS - segundo dia Jogos do IFRS - segundo dia Jogos do IFRS - segundo dia Jogos do IFRS - segundo dia Jogos do IFRS - segundo dia Jogos do IFRS - segundo dia Jogos do IFRS - segundo dia

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300