O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) foi selecionado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), juntamente com outras cinco instituições federais, para participar do Serviço Experimental de Acessibilidade em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
O projeto terá o objetivo de testar a ferramenta elaborada pelo grupo de trabalho Acessibilidade como um Serviço (GT AaaS) - Acessibility as a Service, usado para geração de legendas em Libras e em sistemas de vídeo possibilitando a acessibilidade dos usuários surdos.
O IFRS estará representado pela diretora de Extensão, Josiane Krebs, que também é responsável pela acessibilidade em Libras e contato com a comunidade surda, e Lael Nevis, responsável técnico em tecnologia de informação.
Os testes ocorrerão até outubro de 2014.
Para Josiane, é muito importante a participação do IFRS neste projeto, levando em conta a preocupação que a instituição tem com a inclusão acadêmica e social dos sujeitos surdos. Além disso, "é importante considerar que o IFRS tem servidores surdos e alunos surdos inclusos nos cursos técnicos e superiores e tem o compromisso com a formação de profissionais para atuar na área de Libras", comenta.
O lançamento com apresentação do projeto ocorreu na última quinta-feira, 24 de abril, em Brasília, momento em que foi apresentada a ferramenta e estabelecida a metodologia de trabalho.
E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300