A pró-reitora de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Viviane Ramos, e o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Osvaldo Casares Pinto, participaram, no dia 1º de abril, de duas reuniões em Viamão. A primeira foi com o prefeito do município, Valdir Bonatto, e a segunda, com a equipe de bolsistas dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) oferecidos pela instituição. Os objetivos foram: apresentar o novo diretor do Câmpus Viamão, Alexandre Vidor; discutir pontos importantes sobre a implantação do IFRS na cidade; e ter um retorno sobre o andamento das aulas do programa.
Na reunião realizada na prefeitura, às 11h30min, participaram o prefeito, os pró-reitores, o diretor e a representante da Secretaria de Educação, Rejane Viegas. Foram feitas as apresentações do novo gestor, trazidos dados sobre o município, colocada a necessidade de definições em relação à localização da futura sede do câmpus e da viabilidade de uma nova audiência pública para rever os eixos dos cursos regulares que serão ofertados.
"A reunião foi solicitada com o objetivo de apresentar o novo diretor do Câmpus Viamão, Alexandre Vidor. Temos a certeza de que ele, com suas experiências profissionais*, irá colaborar para que a gente alavanque o processo de implantação", disse Casares.
Vidor enfatizou a importância da implantação do câmpus e de direcionar os cursos para contribuir com os arranjos produtivos locais. "Nós temos uma orientação muito forte do governo federal no sentido de expandirmos a rede profissional e tecnológica no Brasil. O olhar da educação profissional a partir dos IFs tem um foco muito direcionado aos arranjos produtivos. Não há razão de ser de um IF se não for o desenvolvimento daquela região", afirma.
Bonatto falou sobre a importância do IFRS para Viamão. "Nós temos a clareza da importância das ações do IFRS para a cidade."
Viviane propôs uma nova audiência pública para reavaliar os eixos escolhidos para serem trabalhados no câmpus.
A reunião realizada com a equipe do Pronatec, às 13h30min, ocorreu no auditório do Centro de Formação Profissional Walter Graf. Viviane coordenou as apresentações, falou sobre o programa e discutiu com os bolsistas sobre os resultados.
"Desde o início, em 2011, a gente acreditou e investiu, apostando que o Pronatec seria uma grande ação do governo federal. Uma iniciativa que possibilita a inclusão de muitas pessoas pelo caminho da educação profissional. A gente tem feito questão de acompanhá-lo de perto", afirmou a pró-reitora.
O supervisor do curso de Condutor Ambiental Local, Celson Silva, falou sobre o andamento e os avanços possibilitados através do Pronatec. "Esse curso é fruto de uma prospecção da necessidade de ter pessoas qualificadas, para que fosse possível novamente abrir o Parque Itapuã para visitações e trilhas." O curso faz parte de uma parceria entre o Câmpus Viamão, a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria do Meio Ambiente (Sema). "Já rendeu alguns frutos. Devido a esse processo, nós conseguimos sensibilizar o órgão gestor do meio ambiente estadual para a elaboração de uma normativa que reconhece o trabalho de condução ambiental nas unidades de conservação", falou Celson, referindo-se à Instrução Normativa Sema nº 1, de 03/01/2014.
A professora da disciplina de Orientação Profissional e Cidadania, do curso de Agricultor Familiar, Elisangela Ribas, falou sobre o perfil dos alunos: "Os estudantes não faltam às aulas, e quando faltam, querem recuperá-las. As pessoas são mais velhas, não tiveram a oportunidade e agora dão muito valor a isso. É uma experiência única, bem gratificante."
Após as apresentações de todos os presentes, foi aberto um espaço no qual os bolsistas puderam esclarecer suas dúvidas. Ao final, Viviane encerrou: "Estou bem satisfeita por saber que vocês estão aqui com essa equipe maravilhosa, qualificada e comprometida".
Também participaram da reunião os professores do curso: Márcio Lemos, Deise Tysca, Patrícia Barcellos, Isis Lorscheiter, Marco Antônio de Almeida, Cristiano Rafael de Souza e Ana Denise Rodrigues. Os supervisores de curso: Denirio Marques, Lisandra Coromaldi e Márcia Bertazo. Os orientadores Rejane Viegas e Valdomiro da Rosa. E o Apoio às Atividades Acadêmicas e Administrativas, Denise Mendonça.
*Alexandre Martins Vidor - Possui graduação em Direito e é docente federal de educação básica, técnica e tecnológica do IFRS nas áreas de Direito e Gestão Pública. Exerceu a gestão da Rede Federal como diretor adjunto de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação e coordenador-geral de Planejamento e Gestão da Rede Federal, quando da expansão das escolas técnicas brasileiras, com a criação de 214 novas unidades de ensino. Exerceu função de direção e assessoramento superior na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT, na Vice-Presidência de Gestão de Pessoas, com o objetivo de contribuir na implementação do processo de modernização iniciado na empresa em 2011.
Texto e fotos: Alessandra Nevado - Comunicação dos Câmpus em Implantação
E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300