Nascido em Carlos Barbosa, cidade da Serra Gaúcha com pouco mais de 25 mil habitantes, Rodrigo Zanette, estudante do IFRS, diz ter tido o momento mais emocionante de sua vida graças ao programa Ciência sem Fronteiras (CsF). Foi no último sábado, 30 de novembro de 2013, que ele teve a oportunidade de ficar frente a frente e cumprimentar o Papa Francisco, em Roma.
_ Será um dia que ficará marcado na minha memória por toda a vida _ emociona-se.
Rodrigo é aluno do curso de Licenciatura em Matemática do Câmpus Bento Gonçalves. Ele está na Itália desde o dia 22 de agosto como bolsista do CsF e frequenta o curso Laurea Matemática na Università degli Studi Roma Ter. No sábado, durante a celebração das Primeiras Vésperas, com a presença do Papa, Rodrigo carregava o ícone de Maria Sedes Sapientiae que durante um ano esteve em peregrinação pelo Brasil. Na ocasião, o ícone seria passado do grupo de universitários brasileiros a um de estudantes franceses para mais um ano de peregrinação. O Papa Francisco viu Rodrigo e chamou-o para um cumprimento.
_ Obrigado, meu Deus, pela oportunidade de estar frente a frente, de poder olhar nos olhos, se cumprimentar e tentar dizer algumas palavras para uma das pessoas mais importantes deste mundo, nosso querido Papa Francisco. Mesmo estando no posto onde está, continua sendo uma pessoa humilde, simples e que, acima de tudo, nos transmite tamanho amor.
Rodrigo ficará na Itália até 31 de julho de 2014, quando termina a vigência da bolsa do programa Ciência sem Fronteiras.
E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300