As provas do processo seletivo unificado 2014/1 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) são realizadas neste domingo, 1º de dezembro de 2013, nos municípios dos 12 câmpus da instituição: Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre (câmpus Porto Alegre e Restinga), Rio Grande e Sertão. Em todos os câmpus, representantes da Reitoria se fazem presentes dando apoio aos servidores. Pela manhã, a reitora Cláudia Schiedeck Soares de Souza esteve acompanhando o processo no Câmpus Farroupilha. Ela falou sobre a importância deste primeiro processo seletivo unificado, ou seja, com provas iguais e concomitantes em todos os 12 câmpus do instituto:
_ Essa unificação significa a caminhada no processo do estabelecimento de uma política de unidade do IFRS, mas também respeitando as especificidades de cada um dos câmpus.Ter um processo seletivo unificado depois de cinco anos é um salto de qualidade e vai ser um diferencial no acesso aos nossos cursos.
Quanto à celebração dos cinco anos do IFRS, comemorados no dia 29 de dezembro de 2013, Cláudia lembrou o processo de construção que ocorreu até agora e sobre o amadurecimento ainda maior que está por vir.
_ Os alunos que ingressam agora vão participara de um novo ciclo do IFRS. Eles vão viver uma instituição muito mais forte, muito mais enraizada com programas já consolidados, como o Enade, o Ciência sem Fronteiras, a política de assistência estudantil, entre outros. Eles vivenciarão o salto de uma instituição que até bem pouco tempo era uma das menores do país. Eles vão contribuir com essa fase de consolidação exigindo cada vez mais do instituto e isso nos fará crescer _ explicou a reitora.
OS NÚMEROS DO PROCESSO SELETIVO
Neste concurso houve 9.379 inscritos concorrendo a 2.166 vagas em cursos superiores e técnicos de nível médio. Via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), são mais 1.444 inscritos, que concorrem a 463 vagas em cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio.
O IFRS oferece 2.020 vagas em cursos técnicos de nível médio e 1.219 vagas em cursos superiores, todos gratuitos, distribuídas em 12 câmpus no Rio Grande do Sul. Das vagas para os cursos subsequentes, 50% terão ingresso mediante as notas no Enem e das vagas para os superiores, 50% serão com ingresso via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujas inscrições ainda não foram realizadas.
O gabarito preliminar será divulgado nesta segunda-feira, 2 de dezembro, no site www.ifrs.edu.br. O período para interposição de recursos ao gabarito será de 2 a 4 de dezembro, em cada câmpus, conforme o item 6 do edital 009/2013.
A divulgação do resultado do processo seletivo, da 1ª chamada e de orientações para a matrícula ocorrerá no dia 10 de dezembro para os cursos técnicos, e no dia 19 de dezembro para os cursos superiores.
Todas as informações podem ser acompanhadas pelo site www.ifrs.edu.br.
FIQUE ATENTO:
02/12/2013 - Divulgação do gabarito preliminar das provas, no site www.ifrs.edu.br.
02 a 04/12/2013 -Interposição de recursos quanto ao gabarito das provas. Em cada Câmpus, conforme item 6 do edital 009/2013
10/12/2013 - Divulgação do resultado dos recursos e gabarito final da prova, no site www.ifrs.edu.br
10/12/2013 - Divulgação do resultado do processo seletivo para os cursos técnicos, da 1ª chamada e orientações para a matrícula com calendário. No site www.ifrs.edu.br e no site de cada Câmpus.
10/12/2013 - Divulgação dos 12 classificados do exame de seleção para a prova prática de instrumento musical com calendário. No site www.poa.ifrs.edu.br.
19/12/2013 - Divulgação do resultado do processo seletivo para os cursos superiores, da 1ª chamada e orientações para a matrícula com calendário ou informação da data desta, em função da correção das redações. No site www.ifrs.edu.br e no site de cada Câmpus.
19/12/2013 - Informações sobre a chamada pelo Sisu. No site www.ifrs.edu.br e no site de cada Câmpus.
MODALIDADES DE CURSOS OFERECIDAS:
Técnicos de nível médio integrado - permite a formação de Ensino Médio e técnica profissional simultaneamente.
Técnicos de nível médio subsequente - formação técnica profissional para os alunos que já concluíram o Ensino Médio.
Técnicos de nível médio concomitante - formação técnica profissional para os alunos que estão cursando o Ensino Médio e desejam complementar a formação.
Superior tecnológico - cursos superiores cuja vocação é atender a demandas específicas do mercado de trabalho. Quem conclui, é profissional de nível superior, denominado tecnólogo.
Bacharelados - cursos superiores que formam para atuar de forma mais ampla no mercado.
Licenciaturas - cursos superiores indicados para quem quer atuar como professor de Ensino Fundamental e Médio, com disciplinas ligadas à didática, psicologia e pedagogia.
O IFRS
O IFRS é uma instituição federal de ensino público e gratuito. Atua com uma estrutura multicâmpus
para promover a educação profissional e tecnológica de excelência e impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões. Possui os câmpus de Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande e Sertão, além de novos câmpus em implantação, nos municípios de Alvorada, Rolante, Vacaria e Viamão.
Atualmente, conta com aproximadamente 17 mil alunos, em 91 cursos técnicos e superiores de diferentes modalidades. Atua também com a oferta de cursos de pós-graduação e nos programas do
governo federal Pronatec, Mulheres Mil e Formação Inicial Continuada (FIC).
O IFRS foi criado em 29 de dezembro de 2008, pela lei 11.892, e pertence à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.
E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300