Com o anfiteatro lotado, o Câmpus Rio Grande abriu a terceira edição da Mostra de Produção Científica e Tecnológica (MPCT) na noite de quarta-feira, 2 de outubro. O prefeito do município, Alexandre Lindenmeyer; o vice-reitor da Furg, Danilo Giroldo; e a reitora do IFRS, Cláudia Schiedeck Soares de Souza, falaram sobre "Os novos rumos da ciência e tecnologia na educação profissional" durante a palestra de abertura.
A reitora destacou o papel dos institutos federais na ciência, tecnologia e inovação no Brasil, frisando três áreas estratégicas: a criação de polos de inovação (unidades especializadas, voltadas a atender a demanda das cadeias produtivas por inovação); o fomento a mestrados profissionais, com a consequente qualificação dos servidores da rede; e a formação de grupos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PDI). Cláudia salientou a importância de parcerias com empresas, órgãos públicos e outras instituições para a concretização das ações.
"A ciência e a tecnologia não podem ser trabalhadas isoladamente do desenvolvimento regional e da sustentabilidade", enfatizou a reitora, que abordou também os desafios para a inovação nos institutos federais, como estimular a cultura de desenvolvimento tecnológico e inovação, bem como a pesquisa e o desenvolvimento voltados à solução de problemas das empresas.
O vice-reitor da Furg abordou aspectos das macropolíticas de ciência e tecnologia no país, que servem de base para o desenvolvimento do setor; e o prefeito de Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer, destacou que o Estado e o país vivem atualmente o ciclo econômico da indústria naval e precisam aproveitar esta fase.
"Não podemos ficar como meros espectadores deste crescimento. Temos que articular um debate amplo com instituições, universidades, escolas técnicas, iniciativas privadas, empresas, sociedade e trabalhadores com a ideia de passar, de forma planejada, para os próximos anos, buscando o desenvolvimento e a qualidade de vida. Vocês, jovens, têm que buscar e aproveitar o ensino de qualidade que a universidade proporciona", salientou o prefeito, dirigindo-se aos alunos.
A MPCT ocorre até 4 de outubro e conta com a presença de profissionais de destaque na área da produção científica e tecnológica, do IFRS e de outras instituições, como os professores Gaudêncio Frigotto (UFF) e Simone Valdete dos Santos (UFRGS). Fazem parte da programação a apresentação de trabalhos nas modalidades oral e pôster, mesa-redonda, palestras, minicursos e premiação dos melhores trabalhos.
Texto: Carine Simas - Comunicação Reitoria
Fotos: Fernanda Cadaval - Comunicação Câmpus Rio Grande
E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300