Será divulgado na quinta-feira, 3 de outubro, o resultado final das solicitações dos beneficiados com isenção do valor da taxa de inscrição e dos pedidos indeferidos do processo seletivo 2014/1 do IFRS. A concessão da isenção de taxa não garante a inscrição no processo seletivo. O beneficiado deverá acessar o site do câmpus e realizar sua inscrição assinalando a opção de candidato isento, conforme consta no edital. O Manual do Candidato deverá ser disponibilizado próximo à data de início de inscrições (que vão de 7 de outubro a 11 de novembro).
Saiba mais:
O IFRS oferece 2.050 vagas em cursos técnicos de nível médio e 1.219 vagas em cursos superiores, todos gratuitos. As vagas são distribuídas nos seus 12 câmpus: Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande e Sertão, que terão processo seletivo unificado no dia 1º de dezembro de 2013. O detalhamento do processo também consta de editais.
Os cursos técnicos de nível médio são oferecidos nas modalidades integrado, concomitante e subsequente (veja definições abaixo); e os superiores, nas modalidades tecnológico, bacharelado e licenciatura. Das vagas para os subsequentes, 50% terão ingresso mediante as notas no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e das vagas para os superiores, 50% serão com ingresso via Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Processo unificado
Esta será a primeira vez que o instituto realizará seleção de forma unificada entre todos os seus câmpus. O IFRS é uma instituição federal de ensino público e gratuito. Foi criado em 29 de dezembro de 2008, pela lei 11.892, e pertence à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Atua para promover a educação profissional e tecnológica gratuita e de excelência, em todos os níveis, e impulsionar o desenvolvimento sustentável da região.
Atualmente, conta com aproximadamente 17 mil alunos, em 91 cursos técnicos e superiores de diferentes modalidades. Atua também com a oferta de cursos de pós-graduação e nos programas do governo federal Pronatec, Mulheres Mil e Formação Inicial Continuada (FIC).
Conheça as modalidades de cursos oferecidos:
Técnicos de nível médio integrado - permite a formação de Ensino Médio e técnica profissional simultaneamente.
Técnicos de nível médio subsequente - formação técnica profissional para os alunos que já concluíram o Ensino Médio.
Técnicos de nível médio concomitante - formação técnica profissional para os alunos que estão cursando o Ensino Médio e desejam complementar a formação.
Superior tecnológico - cursos superiores cuja vocação é atender a demandas específicas do mercado de trabalho. Quem conclui, é profissional de nível superior, denominado tecnólogo.
Bacharelados - cursos superiores que formam para atuar de forma mais ampla no mercado.
Licenciaturas - cursos superiores indicados para quem quer atuar como professor de Ensino Fundamental e Médio, com disciplinas ligadas à didática, psicologia e pedagogia.
E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300