Sete alunos dos cursos de licenciatura em Física e em Matemática do Câmpus Bento Gonçalves do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) viajam esta semana para Portugal. Eles ficarão até dois anos cursando disciplinas na Universidade de Aveiro e obterão dupla diplomação: pelo IFRS e pela universidade portuguesa. Os estudantes são bolsistas do projeto "A Iniciação à docência em Física e Matemática e o Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI): uma cooperação luso-brasileira para a qualificação da formação de professores". Foi a primeira proposta de um instituto federal aprovada no PLI pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Como encerramento de uma série de atividades de preparação para a experiência, promovidas pelo IFRS, o grupo conversou com a reitora, Cláudia Schiedeck Soares de Souza, com o pró-reitor de Ensino, Amilton de Moura Figueiredo, e com a representante da Assessoria Internacional, Gina Mikowaiski Valent, na tarde desta segunda-feira, 9 de setembro. Falaram sobre objetivos e expectativas e receberam orientações.
"Ficamos orgulhosos por essa conquista, pois atesta que o projeto estava consistente e que nossas licenciaturas estão no caminho certo. Se vocês seguirem na licenciatura, farão a diferença para o ensino do nosso país", destacou a reitora. "Será um momento ímpar para vocês, que motivarão outros alunos a buscarem o mesmo caminho", acrescentou o pró-reitor Amilton.
O projeto também prevê missões de trabalhos, com duração entre 10 e 20 dias, para que os professores possam trocar experiências com grupos de pesquisa da Universidade de Aveiro e conhecer o processo de formação de professores em Portugal. "O projeto é interdisciplinar, contemplando as áreas de física e matemática, e voltado à formação inicial de professores. Esses podem ter sido os diferenciais que motivaram a aprovação junto à Capes", justifica o professor Jader da Silva Neto, da equipe de orientação.
Expectativas
Para amenizar a ansiedade e preparar os estudantes para a experiência, uma série de encontros foi promovida pelo IFRS. Eles conversaram com uma psicóloga, receberam dicas de um estudante que realizou intercâmbio em Portugal e reuniram-se com os familiares, além do bate-papo na Reitoria.
"A ansiedade é muito grande e as atividades ajudaram. Mas sei que será uma ótima experiência para minha formação. Fiz magistério e pretendo seguir na licenciatura", contou Juliana Lazzarotto, estudante de Física do Câmpus Bento. A aluna, que embarca na quinta-feira (12/09), já está de malas prontas.
Além de não terem custo com as disciplinas, os estudantes recebem uma bolsa como auxílio para as outras despesas. O projeto tem a coordenação do professor José Luís Boldo e a participação dos professores Gisele Palma, Diego Eduardo Lieban, Cristina Bohn Citolin, Jader da Silva Neto, Fernanda Zorzi e Edson Carpes Camargo. Os alunos participantes são Bárbara Panizzi, Cláudia Dias da Silva, Fábio Buffon e Juliana Lazzarotto (licenciatura em física); Nelize Letícia Primer Zacharia, Priscila Nunes dos Santos e Thaís Schulz (licenciatura em matemática).
Sobre o IFRS
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) é uma instituição federal de ensino público e gratuito. Atua com uma estrutura multicâmpus para promover a educação profissional e tecnológica de excelência e impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões. Possui os câmpus de Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande e Sertão.
Atualmente, conta com cerca de 17 mil alunos, em 91 cursos técnicos e superiores de diferentes modalidades. Oferece também cursos de pós-graduação e dos programas do governo federal Pronatec, Mulheres Mil e Formação Inicial Continuada (FIC).
O IFRS foi criado em 29 de dezembro de 2008, pela lei 11.892, e pertence à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Saiba mais no endereço eletrônico www.ifrs.edu.br.
Carine Simas - Comunicação Reitoria
E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300