Ocorreu nestas quarta e quinta-feira, 21 e 22 de agosto, no Câmpus Bento Gonçalves, a Capacitação em Educação e Direitos Humanos, voltada a servidores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) envolvidos com o ensino. A solenidade de abertura, realizada no início da tarde do dia 21, contou com representantes das pró-reitorias do IFRS. O pró-reitor de Ensino, Amilton de Moura Figueiredo, que representou a reitora Cláudia Schiedeck Soares de Souza no evento, salientou que os direitos humanos são fundamentais na formação integral do cidadão e que o tema deve estar presente de forma transversal nos currículos e nos documentos que orientam os rumos do IFRS.
A capacitação foi promovida pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e teve como ministrantes Giancarla Brunetto e Carlos Cesar D'elia, da Liga de Direitos Humanos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). No primeiro dia, eles abordaram conceitos, história, direito, justiça e ética. "Nosso grande desafio como educadores é tratar os direitos humanos para a vida e para a convivência", salientou Giancarla no início de sua fala. Carlos Cesar lembrou que vários temas de direitos humanos estiveram presentes na inquietude mostrada nas ruas durante manifestações. "Compreendendo os direitos humanos e a complexidade humana, os educadores podem disseminar e provocar mentes e corações para termos uma sociedade mais justa", complementou.
No dia 22, trataram sobre "A educação e a educação em direitos humanos" e "Da violência na escola à escola sem violência: a educação para paz".
O evento tem como base a necessidade de capacitar os servidores para a aplicação da Resolução CNE/CP nº1/2012 - que estabelece as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos (EDH) a serem observadas pelos sistemas de ensino e suas instituições, no que diz respeito aos Projetos Pedagógicos dos cursos superiores e técnicos, dos planos de ensino e das práticas educativas. É destinado aos coordenadores de cursos técnicos e superiores, representantes das equipes pedagógicas, diretores de ensino, coordenadores dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabis) e dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais (Napnes), equipe da Proen e representantes da Pró-reitoria de extensão (Proex).
E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300