Os câmpus Alvorada e Viamão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) realizaram aulas inaugurais do Programa Mulheres Mil na segunda-feira, 19 de agosto. As atividades contaram com a presença de representantes do IFRS e de autoridades, entre elas, a ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
No Câmpus Porto Alegre, o evento ocorreu durante a tarde, recepcionando as alunas inscritas no curso de Formação Inicial Continuada em Higienização em Serviços de Saúde e marcando a primeira edição do programa no câmpus. Em sua fala, a ministra destacou a importância do Mulheres Mil, pois promove o bem-estar da mulher, o que influencia diretamente toda a família e, consequentemente, a comunidade. "Queremos que a mulher possa decidir como ela quer viver. É muito importante para toda a família que a mulher seja reconhecida nos seus direitos", disse ela.
Maria do Rosário ressaltou a importância das instituições de ensino na mudança de uma realidade e de todo um país: "Com esses cursos, estamos superando a pobreza que marca a vida das mulheres. Essa Instituição é uma porta aberta, um caminho para ser trilhado. Aqui tem o Governo Federal e o Governo do Estado unindo forças para construir um país melhor".
O evento contou ainda com a participação do diretor-geral do Câmpus Porto Alegre, Paulo Roberto Sangoi; da Pró-reitora de Extensão do IFRS, Viviane Silva Ramos, da Secretária de Políticas Públicas para as Mulheres do Rio Grande do Sul, Ariane Leitão; da Diretora de Extensão do Câmpus Porto Alegre e Gestora do Programa Mulheres Mil no câmpus, Cibele Schwanke; e da Coordenadora da Gerência de Estudo e Pesquisa do Grupo Hospital Conceição, Marta Helena Buzzatti Fert.
A aula inaugural do Câmpus Alvorada foi do curso de Cuidador de Idosos e ocorreu às 19h, na sede da prefeitura de Alvorada. Com o título "Direitos humanos e a emancipação da mulher", a atividade foi proferida pela ministra Maria do Rosário. Ela ressaltou que o objetivo do curso, acima de tudo, é ensinar a lidar com o ser humano. Destacou que tanto com o idoso quanto com outras parcelas da população, não se pode aceitar o descuido, os maus-tratos e o abandono, e encerrou com um conselho às alunas: "Não desistam quando encontrarem dificuldades, pois a formatura de vocês será a maior alegria da família".
Além da ministra, compuseram a mesa de honra: o prefeito do município, professor Serginho; a secretária de Educação, Nair Ribeiro; a pró-reitora de extensão do IFRS, Viviane Ramos; o representante do Câmpus Alvorada, Fábio Marçal; a deputada estadual Stela Farias; a gerente de Ensino e Pesquisa do Grupo Hospitalar Conceição, Quelen Tanize da Silva; o representante do Centro Florestan Fernandes, Leandro Marçal; e o vereador Cristiano Schumacher. O evento contou ainda com a participação de autoridades, representantes da comunidade e as alunas do curso.
Para a pró-reitora Viviane, a aula inaugural do Mulheres Mil em Alvorada foi um momento histórico. "Esse é o primeiro curso que o Instituto Federal vai desenvolver no município. E a partir desse, muitas outras iniciativas serão possibilitadas", afirmou. Disse ainda que a formação é a porta de acesso para outras qualificações que possam vir a ser oferecidas pela instituição.
O curso Cuidador de Idosos conta com 30 participantes e ocorre de agosto a novembro de 201, com carga horária total de 200 horas, no Centro Florestan Fernandes, em Alvorada.
O Programa Mulheres Mil
Tem como objetivo oferecer as bases de uma política social de inclusão e gênero. Mulheres em situação de vulnerabilidade social têm acesso à educação profissional, ao emprego e à renda. Os projetos locais são ordenados de acordo com as necessidades da comunidade e segundo a vocação econômica regional. Mais informações no site do programa.
Texto e fotos: Alessandra Aragon Nevado e Cristine Thomas
E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300