Para debater questões pertinentes ao ensino no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), em especial a unificação de processos, o Comitê de Ensino (Coen) reuniu-se na Reitoria nos dias 8 e 9 de julho, sob a coordenação da Pró-Reitoria de Ensino (Proen). Entre os temas abordados, estratégias para colaborar com a aprendizagem de alunos com maiores dificuldades, principalmente em disciplinas com alto índice de reprovação. Os câmpus avaliarão a possibilidade de oferecer aulas em turno inverso, monitorias, laboratórios de apoio didático, tutores intervencionistas e oficinas de aprendizagem.
Ocorreram novos encaminhamentos sobre a unificação dos processos seletivos dos câmpus do IFRS em 2014 e avaliações quanto à adesão ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao uso do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o ingresso discente. Neste momento, a reunião contou com a presença da reitora do IFRS, Cláudia Schiedeck Soares de Souza.
Também esteve em pauta o Programa Inglês sem Fronteiras, do Ministério da Educação. Os câmpus vão analisar a possibilidade de aplicar, a seus alunos, testes de nivelamento de língua inglesa gratuitos, que serão aceitos como proficiência.
Outros temas, como trancamento de disciplinas e revisão do documento da Política de Assistência Estudantil, foram discutidos e definições relativas aos assuntos serão apresentadas em futuras reuniões do Coen. Também falou-se sobre os próximos concursos públicos a serem realizados pelo IFRS. A Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional explicou que serão regionalizados, contando com comissões específicas, assim como a distribuição de Funções de Coordenação de Cursos, em quantidade aprovada por lei.
Foto Diego Sisnandes
E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300